Os vestibulandos de Mogi Mirim e região tem um bom motivo para comemorar. A Faculdade Santa Lúcia confirmou, esta semana, a vinda do curso de psicologia já para 2019. Serão 100 vagas (noturno), divididas em 2 turmas com 50 alunos cada, com duração de 10 semestres.

O curso será coordenado pela mestra e doutora em educação pela Unicamp, Maria Eduarda Silva Leme, também formada em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo) e que não esconde a satisfação com a novidade.

“É como trazer um filho ao mundo”, comparou, elogiando ainda o congraçamento entre professores, funcionários e direção da Santa Lúcia para garantir essa conquista.

Maria Eduarda revelou que os trabalhos de implantação do curso estão bastante adiantados, embasados, sobretudo, em um excelente projeto pedagógico, além de um corpo docente de primeiríssima qualidade, formado, na grande maioria, por doutores.

“Muitos, inclusive, vindo de faculdades públicas”, acrescentou.Ainda segundo a psicóloga, técnicos do MEC (Ministério da Educação) já estiveram na Santa Lúcia e aprovaram tanto o projeto pedagógico do curso como a estrutura física da faculdade, com a nota 4 (máximo é 5).

“Temos muito orgulho em poder oferecer esse curso aos jovens de Mogi Mirim e região”, disse. A coordenadora do curso explicou que, atualmente, a psicologia vai muito além da psicologia clínica, salientando que a profissão abre um enorme leque de oportunidades ao profissional da área, indo da indústria aos esportes de alto rendimento.

 

VERSATILIDADE

Especialistas citam, como exemplo dessa versatilidade, a psicologia organizacional e do trabalho, que seleciona funcionários para empresas. Há também a psicologia social, que trabalha junto às penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes.

Já a psicologia do trânsito trata de problemas relacionados à área, realizando avaliação psicológica em condutorese desenvolver ações socioeducativas.

Existem também os psicólogos que atuam na área do comportamento, estudando osconsumidores para orientar o marketing de empresas.

Um ramo também muito valorizado é o de orientador profissional, que ajuda jovens na escolha de um curso ou da futura profissão.O psicólogo ainda é muito requisitado no acompanhamento terapêutico, neuropsicologia,  psicologia educacional, psicologia hospitalar e até a psicologia esportiva.

Esta última voltada à orientação e preparo emocional de atletas para atividades esportivas e competições.  No curso de Mogi Mirim, haverá ênfase nas áreas de Empresa & saúde do trabalhador, assistência social e clínica ampliada, que também abrange saúde pública.