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Engenharia de Produção

Presencial

A graduação de Engenharia da Produção da Faculdade Santa Lúcia, permite que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para identificar e solucionar problemas em projetos, operação e gerenciamento de sistemas de produção, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais de forma cooperada em diversas áreas da empresa, na medida em que viabiliza e controla a produção e a logística dos produtos.

Área de Atuação

O engenheiro de produção possui como característica principal a atuação no ambiente produtivo, ou seja, este profissional trabalha para reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos, além de gerenciar a distribuição e a gestão de vários processos no ambiente organizacional. Desta forma, destaca-se como as principais áreas de atuação: Gerência da Produção, Qualidade, Engenharia Econômica, Gestão Econômica, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Engenharia do Produto, Pesquisa Operacional, Estratégia e Organizações, Gestão de Tecnologia, Sistemas de Informação e Gestão Ambiental.

Coordenação

Profª. Ms. Elaine Cristina Valim Trova

A coordenadora Profª. Ms. Elaine Valim Trova, possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), Especialização em Análise de Sistemas pela PUC Campinas e Bacharelado em Administração pela Universidade de Franca (2010). Além disso, é graduada em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal (1998). Atualmente, trabalha em tempo integral na Faculdade Santa Lúcia como Professora e Coordenadora de curso. Possui experiência na área de gestão de projetos, tecnologia da informação, gestão de produção e gestão de processos empresariais.

Formar profissionais com ética e conhecimentos técnicos para gerenciar a produção, com sólidos conhecimentos de Engenharia, por meio de contínuo aperfeiçoamento dos processos, adequando às necessidades do mercado e da sociedade.

São seus objetivos específicos:
I) a abordagem das áreas científicas de matemática, física e química, com vistas a prover os fundamentos da formação tecnológica em Engenharia de Produção;
II) uma visão geral da Engenharia de Produção, que permite ao profissional contextualizar os problemas abordados e situar suas ações, bem como, situar sua formação específica dentre as diferentes áreas desta engenharia;
III) a formação de habilidades específicas do Engenheiro de Produção;
IV) a incorporação de tecnologias da informação e da comunicação, com especial atenção para sua utilização nos processos produtivos; e
V) a formação social e ética do Engenheiro de Produção, a fim de que seja capaz de aliar ciência e tecnologia, propondo meios de intervir na realidade de modo a garantir o desenvolvimento humano.

Segundo Conselho Nacional De Educação, Resolução CNE/CES (2002), o Curso de Graduação em Engenharia, tem como perfil, a formação do engenheiro com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

A Faculdade Santa Lúcia projeta, em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.

Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.

Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo e de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Assim, o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento da Faculdade Santa Lúcia, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.

Infraestrutura