No dia 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social. Se dedica a lutar pelos direitos humanos, por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis. 

Para celebrar esta data tão especial será realizada a Palestra  online: “Sinais a observar e ações necessárias para o enfrentamento da violência contra a criança no ambiente familiar”,  com as palestrantes: 

👉Alcione Pereira Milanez- Assistente social do Centro Regional de Atenção aos Maus-Tratos na Infância- CRAMI-Campinas; 

👉 Fabiana Belintani- Psicóloga do Centro Regional de Atenção aos Maus- Tratos na Infância- CRAMI- Campinas.

Por que falar sobre a violência contra a criança é tão importante?

Diariamente, são notificadas no Brasil, em média, 233 agressões de diferentes tipos (física, psicológica e tortura) contra crianças e adolescentes com idade até 19 anos. 

Os dados foram extraídos pela Sociedade Brasileira de Pediatria e indicam que parte dessas situações ocorre no ambiente doméstico ou tem como autores pessoas do círculo familiar e de convivência das vítimas. 

Além disso, com a disseminação da Covid-19,  os casos de violência cresceram. Milhares de crianças já enfrentam ameaças, privações e violações de direitos, incluindo maus-tratos, violência de gênero, exploração, exclusão social e separação de cuidadores.

Vale ressaltar que segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda criança tem direito à vida, saúde, liberdade, educação, cultura e dignidade. 

E o assistente social tem papel fundamental para assegurar que crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, já que ele atua no fortalecimento e apoio de indivíduos, famílias e comunidades no enfrentamento das questões sociais. Assim, o profissional da área também  é responsável por dialogar para facilitar o acesso às políticas públicas que melhor atendam as necessidades dos cidadãos.

Nossa palestra será de grande importância para alunos, professores e demais interessados!

Esperamos por você. 

O evento será realizado no dia 12 de maio de 2021 às 19h30 pela plataforma GoToMeeting.