O Curso

O curso de Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais Contadores capacitados a compreender as questões: científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional nos diferentes modelos de organização, assegurando o pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, controladoria, quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais e noções de atividades atuariais, com a plena utilização de inovações tecnológicas, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

Mais especificamente visa preparar os futuros profissionais de Ciências Contábeis com uma formação técnica e habilitação prática, capacitando-os para adicionar valor e aumentar a eficácia das organizações; formar profissionais aptos a desenvolver atividades em qualquer área de atuação das Ciências Contábeis, incluindo planejamento, organização, orientação, preparação e análise das demonstrações contábeis tornando-os capazes de assumir liderança e tomar decisões para atuarem no gerenciamento e desenvolvimento de atividades organizacionais e sociais, em sintonia com a missão institucional e em articulação com a realidade social.

Modalidade: Bacharelado
Período: Noturno
Duração: 8 semestres

Área de atuação

O bacharel em Ciências Contábeis poderá exercer funções de planejamento, coordenação e controle e, através do domínio das técnicas, elaborar e analisar as Demonstrações Contábeis de uma empresa. Poderá atuar como Controller, além de poder desempenhar funções nas áreas de Custos, Cargos Administrativos, Auditoria Interna e Externa, Perito Contábil ou até mesmo como responsável pela contabilidade de entidades do setor público. A Faculdade Santa Lúcia procura formar profissionais capazes de assumir liderança e tomar decisões.

O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Lúcia tem como objetivo geral preparar contadores capacitados a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras nos diversos modelos de organização, assegurando pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, domínio atuarial e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com plena utilização de inovações tecnológicas, revelando capacidade crítica analítica para avaliar as implicações organizacionais.

 

Os objetivos específicos do curso são:

  1. Preparar os futuros profissionais de Ciências Contábeis com uma formação técnica e habilitação prática, capacitando-os para adicionar valor e aumentar a eficácia das organizações com ética profissional e valores que lhe permitam atuar com dignidade no desenvolvimento sócio Econômico do País;
  2. Formar profissionais de Ciências Contábeis aptos a desenvolver atividades em qualquer área de atuação das Ciências Contábeis, incluindo planejamento, organização, orientação, preparação e análise das demonstrações contábeis;
  3. Formar profissionais capazes de assumir liderança e tomar decisões para atuarem no gerenciamento e desenvolvimento das atividades organizacionais e sociais em sintonia com a missão institucional e realidade social.

Considerando o disposto no Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 10 de 16 de dezembro de 2004, o perfil do profissional de contabilidade da Faculdade Santa Lúcia possuirá uma formação técnica, ética, política e científica lhe permita analisar, compreender e demonstrar tecnicamente a real situação patrimonial das organizações, além de uma visão generalista com qualidade e visão estratégica, conscientes de suas funções como cidadãos.

A Faculdade Santa Lúcia concebe todos os seus cursos em harmonia com os valores e princípios da Instituição garantindo, desta forma, coerência com a sua Missão, com os seus Objetivos, e com o princípio de contribuir efetivamente para os avanços da sociedade, através da formação de profissionais engajados e competentes.
Para ela, avaliar não é simplesmente atribuir notas visando medir a aquisição de conteúdos. O ato avaliativo visa oferecer elementos pedagógicos para que professores e alunos verifiquem os progressos e as carências na aquisição de habilidades e competências necessárias ao futuro profissional, para o exercício pleno e excelente das prerrogativas profissionais.
Trata-se, então, de superar o simples enfoque da nota, para identificar as estratégias necessárias ao aperfeiçoamento ou redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem em cada etapa da formação, visando a plena realização dos seus objetivos, e o alcance do perfil profissiográfico proposto pelo Curso.
O sistema avaliativo requer como desempenho mínimo o conceito 5,0.

servico_social (1)
servico_social (2)

Coordenação

Profª. Ms. Adriana Maria Domingues Jacinto

coordenador_adriana

Minicurrículo

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis Profª. Ms. Adriana Maria Domingues Jacinto possui Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado – UNIFECAP (2005). É especialista em Consultoria Contábil e Financeira pelo Centro Universitário Sant’Anna- UNI-SANT’ANNA (1995) sendo bacharel em Ciências Contábeis e em Administração pela Faculdade de Administração e Economia de São João da Boa Vista. Atualmente trabalha em tempo integral como contadora, coordenadora e professora da Faculdade Santa Lúcia. Tem experiência na área de Contabilidade e Gestão Empresarial.

Envie mensagem

Nome: *

E-mail: *

Cidade: *

Telefone:

Celular:

Assunto: *

Mensagem: *

Favor preencher todos os campos que estão marcados com *

Renovado o reconhecimento pela Portaria SeRES nº 705  de 18/12/2013,  publicada no D.O.U 19/12/2013.