SIMULADO DE TRIBUNAL DO JÚRI ATRAI MAIS DE 180 ALUNOS

Trazer o aluno o mais próximo possível da realidade, preparando-o para os futuros desafios da profissão. Foi com esse intuito que a Faculdade Santa Lúcia realizou, na tarde do último sábado (10), um júri simulado que aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Mogi Guaçu.

A simulação, que atraiu mais de 180 estudantes, foi tão realística que contou, inclusive, com o apoio da Guarda Civil Municipal, que escoltou o “réu” até o “tribunal”. O evento começou às 13h00 e simulou um julgamento de um crime de homicídio.

Segundo o professor e mestre Henrique Seixas, supervisor do estágio do curso de Direito da Faculdade Santa Lúcia, o objetivo principal desse simulado foi mostrar aos alunos  como é a atuação dos advogados, jurados, Ministério Público e do magistrado em um Tribunal do Júri.

O júri simulado contou ainda com a participação de três advogados de defesa, orientados e treinados pelo professor Ricardo Cordeiro, um promotor, um assistente de acusação, sob a supervisão da professora Judite de Oliveira, um juiz e, é claro, um júri composto por sete pessoas, todos alunos da Santa Lúcia.

Simulação no TJ

Durante algumas horas, defesa e acusação puderam apresentar suas teses e submetê-las à deliberação dos jurados.  “Essa simulação ajuda os alunos a melhorar a oralidade, além de mostrar a eles, na prática, como é um Tribunal do Júri”, elogiou Seixas.

O professor e mestre Dairson Mendes de Souza, coordenador do curso de Direito da faculdade também elogiou muito essa iniciativa, que já está na 4ª edição. Para 2019, Seixas e Mendes já preveem a realização de uma nova edição.

“Só que teremos que escolher um local maior, pois o sucesso foi tamanho que a Câmara guaçuana quase não comportou tantos estudantes”, lembrou Seixas. Ele revelou ainda que, também em 2019, haverá um evento parecido no TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), com a simulação de um novo Tribunal do Júri, só que em 2ª instância.  Em tempo: na simulação de sábado, o réu foi condenado!