O Curso de Psicologia e o Curso de Serviço Social da Faculdade Santa Lúcia promoveram no dia 15.05.2019 a palestra “A luta antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica - o trabalho do Instituto Bairral nesse contexto”, ministrada pelo Gerente de Desenvolvimento Institucional do Instituto Bairral, de Itapira - a maior instituição de Saúde Mental da América Latina -, Sr. Ricardo Silveira Moriyama.

A data se refere a dois marcos: no dia 15.05 se comemora o Dia do Assistente Social, que tem como objetivo dar visibilidade à profissão e a suas bandeiras de luta, assim como ao que ela pode oferecer em defesa da efetivação dos direitos do cidadão. E no dia 18.05 se celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial: sob o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diversos atores sociais passaram a denunciar as violações aos direitos humanos presentes em muitas instituições psiquiátricas, em uma luta que redundou, em 2001, na aprovação da lei que dispõe sobre a Reforma Psiquiátrica, mudando a concepção de atenção à Saúde Mental no Brasil.

Após a palestra, alunos e professores dos dois cursos, assim como o palestrante, se confraternizaram num descontraído evento de integração e comemoração.