No dia 27 de agosto comemoramos o Dia da(o) Psicóloga(o). Neste dia, há 60 anos, foi publicada a lei 4.119/62 que regulamenta a profissão no Brasil.
Neste período, a Psicologia vem ampliando seu alcance, se reformulando e se articulando com outras áreas profissionais e do conhecimento, ocupando importantes espaços de atuação.
A Psicologia completa essas seis décadas marcada pelo compromisso social, pela defesa dos direitos humanos e pela busca de uma sociedade mais justa e menos desigual. Com a constituição de 1988 e os avanços que foram sendo conquistados pela sociedade brasileira, a Psicologia se reinventou e ampliou sua atuação, baseada na ética, na ciência, nos direitos humanos e na consciência de seu papel social. No bojo dessas conquistas, a profissão cada vez mais passou a se inserir nas políticas públicas em vários campos emergentes de atuação.
Com mais de 440 mil profissionais registradas(os), a profissão está presente nos mais diversos contextos em que há demanda por suas ações: na saúde, na assistência social, na educação, na justiça, na segurança pública, no meio ambiente, no trânsito, nos esportes e em outros, sempre atenta ao cuidado e à proteção integral do ser humano.
O curso de Psicologia da Faculdade Santa Lúcia se insere nessa perspectiva, buscando proporcionar aos discentes uma formação de excelência, tendo como princípio formar profissionais competentes, preparados para as demandas da realidade contemporânea, com consciência crítica e compromisso social.