O Curso de Psicologia promoveu nos dias 14, 15 e 16.05 a I Semana da Luta Antimanicomial, contando com a participação ativa de alunos e professores na organização e realização das atividades.
Tivemos palestras com convidados que atuam na área da Saúde Mental e são ativistas na Luta Antimanicomial, e realizamos oficinas de conscientização sobre o tema, mobilizando os alunos da Psicologia e também dos outros cursos da Faculdade. Para a realização dos eventos, contamos com o apoio do CRP -SP Subsede Campinas, ACIMM e Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi Mirim.
Essa Semana foi organizada em referência ao dia 18 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Sob o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diversos atores sociais passaram, a partir da década de 1970, a questionar o modelo de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos e a denunciar as violações aos direitos humanos presentes em muitas instituições psiquiátricas.
Essa luta redundou na reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil de modo a garantir serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares. Em 2001 essas mudanças se consolidaram com a aprovação da Lei 10.216, que dispõe sobre a Reforma Psiquiátrica, mudando a concepção de atenção à Saúde Mental no Brasil.
O Curso de Psicologia da Faculdade Santa Lúcia, em consonância com o CFP, o CRP e várias entidades de classe, reforça o compromisso com a Luta Antimanicomial e com a importância do cuidado humanizado em Saúde Mental.
CONFIRA FOTOS DO EVENTO!