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Engenharia de Produção

O Curso

A graduação de Engenharia da Produção da Faculdade Santa Lúcia, permite que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para identificar e solucionar problemas em projetos, operação e gerenciamento de sistemas de produção, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais de forma cooperada em diversas áreas da empresa, na medida em que viabiliza e controla a produção e a logística dos produtos.

Modalidade: Bacharelado
Período: Noturno
Duração: 10 semestres

Área de atuação

O engenheiro de produção possui como característica principal a atuação no ambiente produtivo, ou seja, este profissional trabalha para reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos, além de gerenciar a distribuição e a gestão de vários processos no ambiente organizacional. Desta forma, destaca-se como as principais áreas de atuação: Gerência da Produção, Qualidade, Engenharia Econômica, Gestão Econômica, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Engenharia do Produto, Pesquisa Operacional, Estratégia e Organizações, Gestão de Tecnologia, Sistemas de Informação e Gestão Ambiental.

Coordenação

Profª. Ms. Elaine Cristina Valim Trova

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Profª. Ms. Elaine Valim Trova, possui Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), possui graduação em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal (1998), é bacharel em Administração pela Universidade de Franca (2010). Atualmente trabalha em tempo integral como Professora e coordenadora dos cursos de Administração,  Engenharia de Produção e Engenharia de Computação. Possui experiência na área de gestão de projetos de tecnologia da informação, gestão de produção e gestão de processos empresariais.

Infraestrutura

Formar profissionais com ética e conhecimentos técnicos para gerenciar a produção, com sólidos conhecimentos de Engenharia, por meio de contínuo aperfeiçoamento dos processos, adequando às necessidades do mercado e da sociedade.

São seus objetivos específicos:
I) a abordagem das áreas científicas de matemática, física e química, com vistas a prover os fundamentos da formação tecnológica em Engenharia de Produção;
II) uma visão geral da Engenharia de Produção, que permite ao profissional contextualizar os problemas abordados e situar suas ações, bem como, situar sua formação específica dentre as diferentes áreas desta engenharia;
III) a formação de habilidades específicas do Engenheiro de Produção;
IV) a incorporação de tecnologias da informação e da comunicação, com especial atenção para sua utilização nos processos produtivos; e
V) a formação social e ética do Engenheiro de Produção, a fim de que seja capaz de aliar ciência e tecnologia, propondo meios de intervir na realidade de modo a garantir o desenvolvimento humano.

Segundo Conselho Nacional De Educação, Resolução CNE/CES (2002), o Curso de Graduação em Engenharia, tem como perfil, a formação do engenheiro com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

A Faculdade Santa Lúcia projeta, em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.

Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.

Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo e de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Assim, o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento da Faculdade Santa Lúcia, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.
 

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