Conheça nosso curso de

Engenharia de Computação

O Curso

A graduação em Engenharia de Computação, busca a formação de profissionais para atuar em processos de automação integrando aspectos relacionados ao desenvolvimento e gerência de projetos de hardware e software. Trabalha nos problemas que envolvem interface computacional, telecomunicação, arquitetura de redes de computadores e dados digitais, incluindo a definição adequada dos softwares a serem utilizados.

Modalidade: Bacharelado
Período: Noturno
Duração: 10 semestres

Área de atuação

Os engenheiros de computação poderão trabalhar em diversos setores do mercado de trabalho, ocupando diferentes cargos, tais como: engenheiro ou projetista de hardware, engenheiro de software, engenheiro de redes de computadores e engenheiro ou administrador de sistemas computacionais.

Coordenação

Profª. Ms. Elaine Cristina Valim Trova

A coordenadora do curso de Engenharia de Computação, Profª. Ms. Elaine Valim Trova, possui Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), possui graduação em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal (1998), é bacharel em Administração pela Universidade de Franca (2010). Atualmente trabalha em tempo integral como Professora e coordenadora dos cursos de Administração,  Engenharia de Produção e Engenharia de Computação. Possui experiência na área de gestão de projetos de tecnologia da informação, gestão de produção e gestão de processos empresariais.

Infraestrutura

Desenvolver as competências teóricas, aliadas à visão sistêmica, formando assim, profissionais comprometidos com os aspectos tecnológicos da profissão, aptos a desempenharem suas funções com ética, responsabilidade social e compromisso profissional.

São seus objetivos específicos:
I) a abordagem das áreas científicas de matemática, física e química, com vistas a prover os fundamentos da formação tecnológica em Engenharia de Computação;
II) uma visão geral da Engenharia de Computação, que permite ao profissional contextualizar os problemas abordados e situar suas ações, bem como, situar sua formação específica dentre as diferentes áreas desta engenharia;
III) a formação de habilidades específicas do Engenheiro de Computação;
IV) a incorporação de tecnologias da informação e da comunicação, com especial atenção para sua utilização nos processos tecnológicos e de automação; e
V) a formação social e ética do Engenheiro de Computação, a fim de que seja capaz de aliar ciência e tecnologia, propondo meios de intervir na realidade de modo a garantir o desenvolvimento humano.

Considerando as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Computação CNE/CES nº 136/2012 espera-se que os egressos dos cursos de Engenharia de Computação:

  1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Eletrônica visando à análise e ao projeto de sistemas de computação, incluindo sistemas voltados à automação e controle de processos industriais e comerciais, sistemas e equipamentos de telecomunicações e equipamentos de instrumentação eletrônica;
  2. Conheçam os direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e à utilização de sistema de computação;
  3. Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de sistemas de computação, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade;
  4. Entendam o contexto social no qual a Engenharia é praticada, bem como, os efeitos dos projetos de Engenharia na sociedade;
  5. Considerem os aspectos econômicos, financeiros, de gestão e de qualidade, associados aos novos produtos e organizações;
  6. 6. Considerem fundamentais a inovação e a criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

A Faculdade Santa Lúcia projeta, em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.

Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.

Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo e de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Assim, o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento da Faculdade Santa Lúcia, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.

Notícias

INSCREVA-SE

Engenharia de Computação