Ecoponto Santa Lúcia: Programa de sustentabilidade e meio ambiente

A Faculdade Santa Lúcia implantou, em 21 de maio, um ecoponto destinado a receber resíduos de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a empresa Reversa do Brasil, responsável pela montagem dos ecopontos e retirada, além de fazer a destinação correta desse material. A receita obtida com a venda desses resíduos será destinada a entidades filantrópicas.

Coordenado pela Profa. Dra. Maria das Graças Costa Gonçalves, este Programa pretende contribuir na promoção de educação ambiental, capacitação de profissionais e geração de renda para comunidades locais. Tais ações fortalecem a inclusão social e criam um ciclo virtuoso entre desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.

A empresa Reversa do Brasil

A Reversa do Brasil, representada nesta implantação por Edvar Silva que é sócio, fundador e diretor de operações da empresa, oferece um serviço especializado de coleta, destinação e reaproveitamento de óleo de cozinha usado, alinhado aos princípios da economia circular e da sustentabilidade. Por meio de parcerias com empresas, comércios, condomínios e escolas, promovem a destinação correta do resíduo, evitando a contaminação da água e do solo.

Como preparar o óleo para descarte:

  1. Deixe o óleo esfriar completamente após o uso.
  2. Remova resíduos de alimentos.
  3. Armazene o óleo em uma garrafa plástica limpa e seca, preferencialmente de refrigerante ou água mineral, com tampa bem vedada.
  4. Evite misturar o óleo com água, detergente ou outros resíduos, pois isso dificulta o processo de reciclagem.

Este modelo transforma o resíduo em recurso. Desta forma, evita-se o descarte incorreto, o impacto ambiental é reduzido e geramos valor a partir do reaproveitamento. O óleo, que antes era um problema, passa a ser uma solução energética e econômica.

Programa de Extensão Meio Ambiente e Sustentabilidade

Com esta instalação, a Faculdade Santa Lúcia oficializa a abertura do Programa de Extensão Meio Ambiente e Sustentabilidade, destinado a estimular o desenvolvimento de projetos que contribuam para o estabelecimento da economia circular nos processos produtivos do município de Mogi Mirim e região.

Para tanto, os alunos orientados pela Profa. Dra. Maria das Graças Costa Gonçalves  desenvolverão projetos de extensão alinhados a esta proposta de trabalho. Dentre as atividades previstas planeja-se a realização de rodas de conversa, seminários, elaboração de cartilhas, podcasts, campanhas de conscientização via redes sociais, mutirão popular nas diversas regiões de Mogi Mirim, entre outros.

Desta forma, atuando nas comunidades e próxima das demandas sociais, a Faculdade Santa Lúcia promoverá o crescimento não só destes atores, mas também de seu corpo discente, que estará mais preparado para dar conta de sua responsabilidade técnica e social.

Compartilhar publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp