O curso forma profissionais para atuação no campo das políticas sociais e públicas com o objetivo de viabilizar os direitos da população nas áreas de saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social e esfera do trabalho. Atua na justiça, nas Varas da Infância, Juventude, de Família e nas instituições do sistema penal e de medidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei; mas também, prestam assessoria aos movimentos sociais, trabalham em instituições da sociedade civil organizada e empresas privadas.
Área de Atuação
Os espaços de atuação do profissional assistente social situam-se nas áreas das políticas sociais públicas e privadas, sendo requisitado para o planejamento, a gestão e a execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais. Intervém prioritariamente no tripé Assistência, Saúde e Previdência que compõe a Seguridade Social; como também nas áreas de saúde, educação, habitação, meio ambiente, sócio-jurídica, empresarial, movimentos sociais, conselhos setoriais, no ensino e na pesquisa. Atua em serviços sociais destinados aos segmentos populacionais: criança; adolescente; pessoa idosa; mulher; migrante/itinerante; pessoas em situação de rua; pessoa com deficiência; e família.
N/A
O Curso tem como objetivo oferecer uma formação de excelência, com uma sólida base teórico-metodológica e ético-política que habilite os (as) futuros (as) profissionais a compreender e intervir nos processos sociais que tecem o cenário da sociedade brasileira, aliando competência profissional a uma atuação disciplinar e interdisciplinar qualificada, observando os compromissos de garantia de direitos sociais e de consolidação da cidadania.
O profissional atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais e de organizações da sociedade civil; dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
A Faculdade Santa Lúcia concebe todos os seus cursos em harmonia com os valores e princípios da Instituição garantindo, desta forma, coerência com a sua Missão, com os seus Objetivos, e com o princípio de contribuir efetivamente para os avanços da sociedade, através da formação de profissionais engajados e competentes.
Para ela, avaliar não é simplesmente atribuir notas visando medir a aquisição de conteúdos. O ato avaliativo visa oferecer elementos pedagógicos para que professores e alunos verifiquem os progressos e as carências na aquisição de habilidades e competências necessárias ao futuro profissional, para o exercício pleno e excelente das prerrogativas profissionais.
Trata-se, então, de superar o simples enfoque da nota, para identificar as estratégias necessárias ao aperfeiçoamento ou redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem em cada etapa da formação, visando a plena realização dos seus objetivos e o alcance do perfil profissiográfico proposto pelo Curso.
O sistema avaliativo requer como desempenho mínimo o conceito 5,0.