O Curso de Psicologia participou do I Passeio da Inclusão de Mogi Mirim promovido pela Prefeitura Municipal e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o apoio de organizações da sociedade civil e empresas do município. Acompanharam o Passeio alunos dos diversos semestres do curso de Psicologia e o responsável pelo Núcleo de Psicologia Aplicada da Faculdade, o Prof. Me. Ed Carlos Correia de Faria.
O evento, ocorrido no dia 08 de outubro, deu visibilidade à causa da pessoa com deficiência e contribuiu para conscientizar a população sobre a necessidade da inclusão social dessas pessoas. Participaram do Passeio mais de 200 pessoas – pessoas com deficiência e suas famílias, amigos, estudantes e apoiadores da causa –, que caminharam da praça da matriz São José até a Praça 250 Anos.
Segundo a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão, de 2015, entende-se hoje deficiência na perspectiva de três dimensões principais que atuam integradamente: os impedimentos, as barreiras do ambiente e as restrições de participação. Assim, compreende-se a deficiência numa perspectiva biopsicossocial, em que o grau de impedimento depende da acessibilidade do ambiente e da participação da pessoa com deficiência em seu meio social.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência. Esse número considerável de pessoas precisa consolidar em seu cotidiano o direito de acesso à participação nas práticas sociais e à cidadania plena, e eventos como esse, de conscientização e integração, contribuem muito para esse processo.
Engajados na defesa dos direitos humanos e na busca da inclusão social, a Faculdade Santa Lúcia e o Curso de Psicologia prestaram seu apoio à iniciativa com a participação de alunos, um professor e a presença da aluna Celma Marília de Souza Prado na comissão organizadora.
A Faculdade Santa Lúcia se mantém fiel a sua vocação de apoiar e vir ao encontro das necessidades da população de Mogi Mirim, contribuindo para o desenvolvimento social do município.
Confira algumas fotos do evento!
Prefeito Paulo Silva e alunas da Psicologia no I
Passeio pela Inclusão