A luta antimanicomial e o trabalho do SUS em Saúde Mental foi tema de palestra on line promovida pelo Curso de Psicologia da Faculdade Santa Lúcia

O Curso de Psicologia promoveu no dia 18.05.2020 uma palestra on line sobre o importante tema da Luta Antimanicomial, ministrada pela terapeuta ocupacional Laura Oller, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Mogi Mirim.

No dia 18 de maio se celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial: sob o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diversos atores sociais passaram, há algumas décadas atrás, a questionar o modelo de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos e a denunciar as violações aos direitos humanos presentes em muitas instituições psiquiátricas.

Essa luta redundou na reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil de modo a garantir serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares. Em 2001 essas mudanças se consolidaram com a aprovação da  Lei 10.216, que dispõe sobre a Reforma Psiquiátrica, mudando a concepção de atenção à Saúde Mental no Brasil.

Nesses tempos difíceis, o Curso de Psicologia da Faculdade Santa Lúcia, em consonância com várias entidades de classe, reforça o compromisso com a Luta Antimanicomial neste mês de lutas, integrando-se às várias ações realizadas à distância para marcar tão importante data.