O Curso de Psicologia da Faculdade Santa Lúcia, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia/SP-Subsede Campinas, convida alunos e docentes desta Faculdade para a palestra online a se realizar no dia 27 de agosto, às 19h30, em homenagem ao Dia do Psicólogo, que neste ano vai enfocar o tema dos Direitos Humanos, fundamental para a formação e a atuação dos profissionais de Psicologia.

O Código de Ética do psicólogo tem como o primeiro de seus princípios fundamentais: “O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.“

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada em 1948, por meio  da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas.  A devastação gerada pela Segunda Guerra Mundial mobilizou as nações a elaborar um plano de reconstrução baseado em valores que contribuíssem para evitar a ocorrência de uma nova guerra. Cinquenta nações se uniram e construíram a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945.

A ONU foi criada estabelecendo as regras a serem observadas pelos Estados membros, com o objetivo de manter a paz e a segurança internacional pelo uso de meios pacíficos e da cooperação global.  Instituiu-se, assim, uma nova ordem internacional preocupada em estabelecer valores e normas universais nos âmbitos social, político, econômico, civil e cultural.

Nesse contexto é elaborada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, vista como um marco para o direito internacional por estabelecer princípios e valores universais a serem respeitados pelos Estados. Foi o primeiro instrumento que reconheceu internacionalmente os Direitos Humanos e as liberdades individuais a todas as pessoas do mundo.

Tema:

 A Psicologia na Interface com os Direitos Humanos!

Palestrante:

Rita de Cássia Oliveira Assunção

(CRP 06/41621)

  • Psicóloga na Política de Assistência Social, na Coordenação do CENTRO POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) em Campinas;
  • Especialista em Psicologia Social/CFP, Violência Doméstica contra Criança e Adolescente/LACRI-USP; Psicologia Institucional/PUC Campinas, Psicologia e Psiquiatria Forense /UNICAMP;
  • Conselheira do XVI Plenário do CRP SP (2019-2022).
Clique aqui para ter acesso ao link da palestra!